Categorias
Letramento Digital

Internet: quando tudo isso aqui era mato

O ano de 1969 foi bem louco. Teve o homem na lua, festival Woodstock, lançamento do desenho Scooby-Doo e do grande sucesso de Gilberto Gil, a música “Aquele Abraço”. Mas não parou por aí. Neste mesmo ano, um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, enviou a primeira mensagem por meio da rede (nossa querida internet) para a Universidade Stanford.

Se você está lendo este texto, agradeça a eles. Mal sabiam eles a importância que a internet teria para o mundo, não é mesmo?  O grupo tentou enviar ao Instituto de Pesquisa de Stanford a palavra “LOGIN”. Eles conseguiram digitar as primeiras duas letras, mas o sistema caiu. Assim, a primeira mensagem enviada foi “LO”. Cerca de uma hora depois, eles tentaram de novo, e finalmente deu certo. Nascia oficialmente no dia 29 de outubro, a internet dentro da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPA, que mais tarde passou a se chamar DARPA).

Foi nesta sala que tudo começou, em 29 de outubro de 1969, quando os pesquisadores da Universidade da Califórnia fizeram a primeira comunicação por meio  de pacotes de dados com o Instituto de Pesquisa de Stanford. Esse moço aí é Leonard Kleinrock, engenheiro e cientista da computação,  um dos responsáveis por este avanço tecnológico que mudou para sempre as nossas vidas. No início de tudo, a internet tinha fins exclusivamente científicos e militares, sem a possibilidade de uso corporativo e residencial. Isso só começou mudar  no final dos anos 80, lá nos Estados Unidos.

Pensa numa trajetória tão extensa que  nem cabe direito em uma legenda! É a desse moço aí. Para facilitar, vamos de resumo. Thimoty  Berners-Lee (ou Tim, para os íntimos) nasceu na Inglaterra, é físico, cientista da computação e professor do MIT. Ele é simplesmente a pessoa que criou em 1989 a World Wide Web (nossa querida WWW), conhecida hoje apenas como Web. Foi esse cara aí que possibilitou que a internet tenha uma interface visual, permitindo que você esteja aqui no Instagram acompanhando as nossas publicações de forma mais intuitiva. Além disso, Tim criou o HTTP (protocolo de transferência de hipertexto) o HTML (linguagem de marcação de hipertexto) e também foi responsável por criar o primeiro navegador de internet, o WorldWideWeb. Coisa pouca, né? Pra saber o que raios é HTTP e HTML, continue de olho nos nossos conteúdos por aqui 😉

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *