Categorias
Letramento Digital

Como a internet chegou aqui no Brasil?

Podemos considerar que a internet chegou de fato aos lares e empresas brasileiras só em dezembro de 1994, por meio de um serviço experimental da EMBRATEL, com apenas 5 mil usuários. A operação definitiva  teve início apenas em maio de 1995. Antes de tudo disso, a navegação online era restrita à universidades e outras instituições. Uma curiosidade interessante: o primeiro domínio registrado aqui no Brasil foi o “canalvip.com.br”, que está no ar até hoje.

Esse moço barbudo e de poucos cabelos é Demi Getschko, considerado um dos pioneiros da internet em terras tupiniquins, nosso brasilzão. Ele foi  o responsável pelo Centro de Processamento de Dados (CPD) da FAPESP em janeiro 1991, quando como ele mesmo disse, “pingaram os primeiros pacotinhos da internet” na sede da instituição, em São Paulo. Demi é cientista da computação e atualmente ocupa o cargo de diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

“Em 26 de janeiro 2010, tive a felicidade de “topar” com Demi Getschko, o pai da internet brasileira, nos corredores da Campus Party Brasil.  Eu estava lá, todo distraído tomando um picolé, quando dei de cara com ele, não literalmente, mas, na hora de tirar nossa foto acabei sujando um pouco sua camisa. Provavelmente ele só notou em casa. Perdão pelo vacilo, Demi.” – Kadu Fernandiz

E aí, o que achou da história da chegada da internet aqui no BR?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *