Categorias
Comportamento Marketing Digital Social Media Tecnologia

YouTube invadindo a TV

YouTube hoje conta com milhões de vídeos em suas páginas e centenas de outros chegando a todo instante.
Criado em 2005 e vendido para o Google em 2006 já é a segunda maior fonte de buscas da internet, perdendo apenas para o seu proprietário.

Aqui no Brasil não é preciso nem dizer o sucesso da audiência do YouTube, onde os brasileiros possuem grande influência seja compartilhando, comentando, criando canais e até mesmo hospedando vídeos de autoria própria no serviço. O principal motivo de atração dos usuários é o entretenimento proporcionado em cada vídeo assistido.

Encontramos de tudo um pouco no YouTube desde comerciais, documentários e até aquele capítulo da novela das 21h que você perdeu no dia anterior provavelmente estará disponível por lá graças ao empenho de seus usuários que vestem a camisa quando o assunto é colaboração. O mais legal disso tudo é que você assiste aos vídeos sem precisar “engolir” as propagandas que somos obrigados a assistir na TV no intervalo da sua programação, o que dá ao YouTube mais um ponto positivo.

Tempos trás algumas pessoas diziam que a internet iria acabar com televisão, mas com o passar do tempo eu tenho observado uma outra coisa: a internet está indo para a TV. Não estou levando em consideração à TV Digital onde a interatividade será a grande novidade desta tecnologia, e sim o conteúdo que antes só estava presente na web hoje vira atração em diversos programas televisivos.

Um exemplo que traduz tudo isso são as “Celebridades da Web” onde cada vez mais ganham espaço nos meios tradicionais de comunicação. No domingo retrasado o Domingão do Faustão exibiu em seu programa o Mike do Mosqueiro, sucesso no YouTube com o seu vídeo que já ultrapassou a casa de 6 milhões de views com o hit “Tcha nana nanana”. Ele é mais um de muitos outros personagens que sairam do anonimato graças à internet.

O VMB 2009, promovido pela MTV Brasil concedeu prêmios em diversas categorias e em uma delas que é a “Hit do Ano” tivemos como indicados 2 personagens que cresceram no YouTube, a Sthefany do CrossFox e Xuxu e a Pantera Cor de Rosa. Ambas com histórias e estilos diferentes mas com milhares de acessos em seus vídeos.

Também temos alguns outros cases como o quadro Detetive Virtual, do Fantástico, que confirma ou desmente imagens e vídeos que circulam pela internet. Os próprios internautas enviam o conteúdo para a produção do programa que cuida de investigar o caso e revelar a verdade.

Vejo toda esta mudança como o primeiro passo para muita coisa que virá por aí. Este é só o começo e não acredito que a internet irá levar a TV à extinção. E vocês, concordam ou discordam?

Crédito da foto: sxc.hu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *