Categorias
Comportamento

Facebook: o reino encantado da fantasia

Checkinfalso

Com base neste check-in que fiz ontem, dia 1, este post deveria estar sendo escrito de Paris, mas não está. Estou escrevendo-o aqui do Brasil, mais precisamente na cidade de Curitiba, a partir do IP 179.176.227.147.

Oh, God! Como assim, Kadu?

Tinha tudo para ser uma simples brincadeira de 1º de Abril, onde utilizei uma brecha do Facebook que permite check ins de qualquer lugar sem nenhuma verificação da localização do usuário. A piadinha superou minhas expectativas e alguns comportamentos dos meus amigos a partir deste check in me chamaram muito a atenção.

Afim de me desculpar com eles pela brincadeira de ontem (rsrsrsrs), compartilhar minhas considerações sobre o caso e também contar algumas outras histórias interessantes, resolvi me aproveitar deste momento para me expressar por aqui. =p

Bom, vamos lá!

1. Pedido de desculpas: Gente, foi mal pela brincadeira! Só queria fazer uma piadinha com a data. Em momento algum tive a intenção de prejudicar ou passar alguém para  trás. Ao meu ver, todos entenderiam que seria uma brincadeira pelo Dia da Mentira, mas nem todo mundo se ligou na data. Acontece!

2. Nós acreditamos em tudo que aparece na timeline: Todo mundo que me conhece, sabe: sou um defensor/doutrinador da cultura digital. Trabalho com Marketing Digital e respiro Internet 30 horas por dia.  A questão aqui não é utilizar ou deixar de utilizar as redes sociais digitais que temos à disposição, muito pelo contrário. O uso destas deve acontecer, porém devemos ter cuidado com a veracidade das informações. Não foi o caso desta minha publicação, mas vejo vários amigos meus no Facebook compartilhando uma série de notícias falsas e boatos, sem nenhum critério, sem ao menos saber de onde vem a notícia e se a mesma é verídica.

O professor-doutor de Comunicação Digital da USP, Luli Radfahrer, escreveu esta semana em sua coluna na Folha uma artigo excelente sobre o Envelopamento em Conteúdo. Sugiro a leitura. 😉

3. “Todos somos felizes e desfrutamos vidas incríveis no Facebook” -sqn: Ô mentira! Atire a primeira pedra quem não tem um único problema sequer e permanentemente está com o astral nas alturas, ao contrário dos amigos na timeline que sempre aparecem em ótimos restaurantes ou fazendo viagens épicas. Atire!

Há um vídeo que eu também gosto muito, onde faz-se uma crítica sobre a vida feliz que todos levam nas redes sociais digitais e como elas podem ser forjadas, assim como fiz ontem. Vale o play:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=59IC3nHJHcU]

Tem uma história incrível, ocorrida no final do ano passado, onde uma jovem holandesa simulou suas férias pelo sudeste da Ásia, utilizando apenas os filtros e ferramentas do PhotoShop e postando tudo em seus perfis nas redes sociais digitais.

A Designer Zilla van den, de 25 anos, em uma das fotos editadas para a viagem fake
A Designer Zilla van den, de 25 anos, em uma das fotos editadas para a viagem fake

 Ao final dos dias de reclusão que a jovem permaneceu para não estragar a mentira, a mesma revelou ao mundo que a farsa tratava de um experimento que seria utilizado em seu projeto de conclusão de curso, o tal do TCC. 🙂

Se você ficou curioso pela história deste experimento dela, que é muito e legal, sugiro a leitura deste artigo aqui.

4. Informação é sempre bem vinda, mas precisa ser checada: Digo e repito, minha gente. Com todo esse volume monstruoso de informações que recebemos a todo instante, precisamos sempre ter o pé atrás com tudo o que lemos antes de sair compartilhando e dando ênfase a determinados conteúdos.

Todo cuidado é pouco. Fica o nosso aprendizado a partir desta brincadeira de 1º de Abril.

Ah, e por falar nisso, vocês viram o que algumas marcas também aprontaram ontem? Confira.

Abraços, pessoal!

Até a próxima. 😉

2 respostas em “Facebook: o reino encantado da fantasia”

êê Kadu! Hahahaha quando eu vi a brincadeira já sabia que não passava, bem… de uma brincadeira!
Enfim, achei muito legal este post explicativo!
Vi pessoas fazendo brincadeiras do gênero e acontece que alguns amigos não gostaram disso! kkkkk espero que seus amigos entendam a sua trollice!

Enfim, poste mais vezes e mande o link mais vezes pra nozes!
Assim eu vou visitar e comentar mais ☺️

Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *